Os irmãos Warner. |
O famoso Rin-tin-tin em um de seus filmes. |
A Warner Bros é uma grande produtora norte-americana de filmes e entretenimento televisivo.
A história dela começou no início do século XX, quando quatro irmãos poloneses, Harry, Jack, Sam e Albert Warner; imigraram para o Canadá e, pouco tempo depois começaram a trabalhar exibindo filmes com um projetor que adquiriram, por pequenas cidades do norte dos EUA.
Em 1903 eles fundaram seu primeiro cinema, o Cascade (hoje um complexo com shopping, restaurante
e atrações chamado Cascade Center), e em 1904 fundaram uma compania para a distribuição de filmes. Logo, já estavam destribuindo para 4 estados diferentes.
Perto da primeira guerra mundial, depois de muito prosperar, eles abriram em Hollywood a Warner
Bros Studios e compraram os direitos de uma peça da Broadway chamada Gold Diggers. Mas o verdadeiro sucesso da Warner veio com o surgimento de Rin-tin-tin, um caõzinho trazido da França por um soldado americano, que a partir de um curta no qual estreeou, passou a participar de mais filmes por 1000 dólares por semana de trabalho, tornando-se a grande estrela dos estúdios e da cinematografia daqueles tempos.
Mas não foi só Rin-tin-tin que contribuiu para o sucesso da Warner Bros Studios. Novos diretores, como Ernst Lubitsch, e atores, como John Barrymore, estrearam pela companhia nos anos 20 e foram responsáveis por vários filmes bem sucedidos.
A data oficial da fundação da Warner Bros Pictures Incorporated foi 4 de abril de 1923.
A Warner Bros foi pioneira em filmes com sincronização sonora. No início, um dos irmãos, o próprio
Harry Warner, não quis colaborar com a introdução dessa novidade tecnológica na Warner, alegando que ninguém ia querer ouvir atores falando - pois o cinema anteriormente era mudo. Mas após uma pequena crise financeira na companhia, Harry acabou cedendo, e "The Jazz Singer", o primeiro filme "falante'', de 1927, foi um sucesso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário